EDIÇÕES CULTURAIS

 

 

Início

Fale conosco
Contact us


Catálogo
 

 


 


SOLARIS EDIÇÕES CULTURAIS

 

AUTORES

 


Carlos Jesús Cornejo Chacón
nasceu em Santiago do Chile em 29 de dezembro de 1961. Formou-se jornalista pela Universidade Católica do Chile, em 1984, e atuou como radialista e redator. Em 1986, passou a residir em São Paulo. Trabalhou como repórter, fotógrafo, editor e produtor gráfico durante vários anos, colaborando com matérias e reportagens fotográficas para diversas publicações, tais como o jornal Folha de S.Paulo e as revistas Horizonte Geográfico e Eco Turismo. Realizou diversas exposições fotográficas, entre elas Cristais: Flores do Reino Mineral, Brasil: Jardim Mineral, Expedição Atacama: Viagem ao Deserto Mais Seco do Mundo, Ilha de Páscoa: a Terra dos Gigantes de Pedra e Ilhas dos Mares do Sul. É membro titular do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo.

Colecionador de minerais, possui uma coleção de mais de mil exemplares, além de uma biblioteca especializada em mineralogia. Fundou e foi editor do Jornal das Pedras entre 1995 e 1998, publicação de vários artigos sobre mineralogia, gemologia, paleontologia e espeleologia. Carlos Cornejo é membro pleno do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo.

Em 1991, em parceria com Silvia Rita dos Santos, fundou a Solaris Edições Culturais e Produções Gráficas, dedicada à publicação de livros de interesse cultural. Em co-autoria com João Emilio Gerodetti, entre 1999 e 2003, ele publicou os três volumes da obra Lembranças de São Paulo: A Capital Paulista, O Litoral Paulista e O Interior Paulista, seguido por Lembranças do Brasil, em 2004, As Ferrovias do Brasil, em 2005, Navios e Portos do Brasil, em 2006, e Do Brasil Para as Américas, em 2008. Em 2010, ele lançou a primeira edição do livro Minerais e Pedras Preciosas do Brasil. Em 2012, ele publicou Nau Brasilis: a História, a Trajetória e a Retomada da Construção Naval Brasileira, e participou do livro Kasato Maru: a Alvorada do Novo Mundo.


 


João Emilio Gerodetti
é engenheiro químico formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e administrador de empresas pela Fundação Getulio Vargas. Nasceu em São Paulo, em 16 de abril de 1939. Possui vasto acervo cartofilístico e bibliográfico sobre o Estado de São Paulo e diversas cidades do Brasil.  

 

 

Andrea Bartorelli nasceu em São Paulo em 1941. Graduou-se em Geologia em 1965 e foi assistente do professor Viktor Leinz no Departamento de Geologia e Paleontologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo. Em 1969, obteve o mestrado em Geologia pela USP. Em 1997, defendeu tese de doutoramento na Universidade Estadual de São Paulo. Em 2006, criou o Museu de Minerais de Parati, Rio de Janeiro.

Começou a trabalhar como um geólogo em 1970, em projetos de engenharia, mineração e empresas de consultoria ambiental. Em 1997 defendeu tese de doutorado na Universidade Estadual de São Paulo, intitulada: As Principais Cachoeiras da Bacia do Paraná e sua Relação com Alinhamentos Tectônicos. Em 2006, ele criou o Museu de Minerais de Parati, Rio de Janeiro. Exposições: Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, MASP: Amazônia: Tapeçarias de Andrea Bartorelli, 1979; Minerais, Minérios e Gemas Brasileiras, Associação Brasileira de Gemologia e Mineralogia / Departamento Nacional da Produção Mineral, e O Brasil dos Viajantes de 1994, onde trabalhou como geocientista colaborador. Aliança Francesa: Exposição de Minerais e Gemas da Terra Ao Homem. BIG - Instituto Brasileiro de Gemologia, 1990. Museu de Geociências da USP: Reino Mineral: 1ª Exposição Coletiva (1996) e Águas-Marinhas Brasileiras (1997).

Livros: A História da Mineração no Brasil. Consultor Técnico. Atlas Copco, 1989. Geologia do Continente Sul-Americano: Evolução da Obra de Fernando Flávio Marques de Almeida. Co-organizador e autor do capítulo VI. Petrobras / BECA. 2004. Sua coleção mineralógica é composta por cerca de mil amostras, a grande maioria de origem brasileira. A partir de 2010, ele participou da organização de livros sobre as obras do geógrafo Aziz Ab'Sáber Nacif, do zoólogo Paulo Emílio Vanzolini, sobre a construção da usina hidrelétrica de Estreito, no Tocantins e do livro intitulado Geologia do Brasil.
 

 

 

Gerodetti e Cornejo são  autores  da  premiada  obra  Lembranças de  São Paulo, com  volumes dedicados à Capital,  ao  Litoral e ao  Interior Paulista,  e além das obras Lembranças do Brasil, As Ferrovias do Brasil e Navios e Portos do Brasil, traduzidas ao inglês.
 

 

English Version

 

 
 

 

Desenvolvido por:
MR Informática 2006