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AS FERROVIAS DO BRASIL:
Nos cartões-postais e Álbuns de Lembranças
João Emilio Gerodetti e Carlos Cornejo

Ponte metálica Dr. Francisco Sá,  da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil,  sobre o Rio Paraná, na divisa dos estados de São Paulo e Mato Grosso, atual Mato Grosso do Sul, com 1.024 metros de extensão, inaugurada em 1926. Antes dessa data, a travessia do rio  era feita,  na localidade ribeirinha de Jupiá,  por  um  sistema  de chatas  movimentadas  por  dois  possantes  rebocadores,  o Conde de Frontin e o Marechal Hermes.  Uma locomotiva,  em cada lado do rio,  colocava e retirava  os vagões de carga  de dentro das chatas,  levando-os até os trilhos principais,  onde eram  engatados nas  locomotivas de longo percurso. Os passageiros, por sua vez, desembarcavam dos trens, e eram conduzidos à outra margem do rio em barcos, após  o  que  embarcavam  em outro trem,  que os  aguardava no estado vizinho.